segunda-feira, 5 de abril de 2010

Os fatos e seus tempos

Acho muito interessante o desenrolar dos acontecimentos, tudo é tão rápido e ao mesmo tempo, as vezes, parece que congela no tempo.

Explico: quando uma situação se revela por demais surpresa, imprevisível pra se dizer a verdade, temos alguns poucos instantes para absorver o impacto e menos ainda para agir, pois a vida é muito dinâmica, e não dá para você falar para o instante: "Por favor, pode esperar um pouquinho para eu sentir este impacto, refletir sobre o que está acontecendo, buscar em mim minha essência e equilíbrio emocional, e após isto sim... descongelar tudo para uma comunicação realmente eficaz?"

Não rola!

Daí ele passa (o instante) e depois de findo, o "demônio" pirraceia (existe isto?) na mente, e de forma múltipla, discorrendo quanta presença de espírito faltou, quanto desperdício de oportunidade para dar o seu melhor, a sua melhor sabedoria... para amenizar desavenças, enfim, pinta e borda com nossas incapacidades do momento.

No final fica sempre uma tentativa vaga, frágil e acanhada... porém sincera.

E a única esperança, é que nesta sinceridade, talvez consigamos, para os ouvidos mais atentos, manifestar a boa intenção, o amor incondicional e até mesmo o desejo tímido de proporcionar algum conforto ou sei lá... deixar uma mensagem positiva ao menos, aquecer um pouquinho o coração.

Acho que todos passam por isto um dia... sabe aquele pensamento: puts! porque não falei isto ou aquilo, porque não olhei nos olhos e fui mais ameno...? ou o que poderia ser pior, porque fui tão rude e áspero, porque não ouvi minha voz interna e norteei minha fala como um cântico de anjos, e não como uma metralhadora a disparar rancor, mágoa ou indiferença?

Porque? (talvez por sermos humanos falíveis?!)

Mas da última experiência, ao menos.... posso dizer que um passo foi dado, percebi que não tenho rancor, ou mágoa, que ainda posso manifestar pacificamente, e dentro do permitido, o bem querer e a simpatia, ainda que com controversa aceitação.

Porém (sempre tem um rsrs....) e tenho este compromisso de sinceridade para comigo mesmo, somente uma coisa ainda rodopia no trapézio mental...

...a falta de um abraço mais forte, aquele que realmente está a tanto tempo "entalado" nos meus braços...

Digamos que talvez a culpa seja da mágica, digamos... "sinistra" do tempo! ou não.

PS: Nossa até agora falei da "curteza" do tempo, mas não disse uma vírgula de sua "eternidade". Ela reside justamente no depois do ocorrido, no matutar contínuo de nossa pequenez e o longo tempo de digestão dele mesmo, neste exercício paulatino de nossa postura e cobrança de melhora e evolução. Em outras palavras, é o tempo que atravessamos o umbral das sensações, até regozijarmos desta frutífera auto-análise e assim respirar um ar mais puro, livre de nós mesmos...

6 comentários:

Evandro disse...

Não pára, e sempre é uma oportunidade, talvez única... pois independente de sua eterna duração, a vida aqui na terra não é, e amanhã ainda pode ser tarde demais.

Por isto, atenção sempre é bem vinda! trata-se de oportunidades ímpares.

Unknown disse...

De fato, o tempo não para, não espera nada e ninguém e não volta jamais.
Então, o que temos é o momento presente... pois não há como saber, se teremos o amanhã.
Mas, não é só atenção que é bem vinda.... também é a compreensão, o respeito, o bem querer, a fraternidade, o amor incondicional, a solidariedade ... ou seja, todos os sentimentos maiores e melhores, para que cada momento seja vivido intensamente e não nos escape pelos vãos dos dedos, pois são mesmo, oportunidades ímpares, para o crescimento e evolução nesta vida.

Gi disse...

Boa Tarde, não te conheço pessoalmente, ainda, rs, e entrei aqui por conta do "Legal".
Gostei da sua postura e reflexões, especialmente esta última sobre os fatos e os tempos...
Seria pedir muito, que vc. indicasse alguns livros que falassem de assuntos dalma? percebi que vc não piegas nem religioso, deve conhecer coisas bem interessantes.

Obrigada.

Gi

Unknown disse...

Olá, Boa tarde. Meu nome é gabriel, e assim como a Gisele ali em cima também não te conheço pessoalemnte, encontrei seu blog meio que sem querer, quando digitei no google alguns trechos de textos sobre a alma.
Te adicionei no orkut para que possamos conversar melhor e trocar maiores informações sobre assuntos tão singulares como esses que você tem abordado.
Abraços Gabriel

Evandro disse...

É uma grande honra, compartilhar tais conhecimentos, recebi seu convite... estava na verdade sem tempo para "investigar" quem era, rsrs... desculpe, mas é que costumo tomar precauções, afinal, ainda que virtual, a amizade há de ser construtiva. Mas tá add e será um prazer imenso encontrar eco neste discurso por vezes tão solitário, que é a alma humana, nossa origem e nosso destino.
Fico sinceramente feliz com isto!
:)

Evandro disse...

Só me ocorreu agora... estou passando meu email do hotmail, se quizerem me add, acho que fica mais fácil de trocarmos informações e conversarmos, ok?

Aí vai:

evandrogbatista@hotmail.com

Até.