quinta-feira, 29 de junho de 2006

Vamos filosofar?

Para que FILOSOFAR? Que diabos tenho que me preocupar em rompar paradigmas se seria muito mais natural a continuidade pacífica dentro deste sistema que "funciona" a tanto tempo? Porque questionar questões espirituais, culturais e existenciais se desde sempre as coisas funcionam assim?

Eu não sei exatamente... mas sei que o fogo que me queima e arde é que me anima a buscar a Verdade por trás das minhas próprias pseudo-verdades e cominho é este, filosofar...

E para aqueles que inciam a melhor busca, segue uma definição do termo e logo abaixo uma interessante manifestação de sua importância para o engrandecimento humano:

"Filosofia do Lat. philosophia <>philosophía, amor ao saber
s. f., ciência geral dos princípios e das causas;
investigação dos princípios essenciais que supõem uma ciência particular;
doutrina filosófica;
razão, sabedoria;
força moral e elevação de espírito com que o Homem se coloca acima dos preconceitos;
amor ao saber."

A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA

Se abandonar a ingenuidade e os preconceitos do senso comum for útil; se não se deixar guiar pela submissão às idéias dominantes e aos poderes estabelecidos for útil; se buscar compreender a significação do mundo, da cultura, da história for útil; se conhecer o sentido das criações humanas nas artes, nas ciências e na política for útil; se dar a cada um de nós e à nossa sociedade os meios para serem conscientes de si e de suas ações numa prática que deseja a liberdade e a felicidade para todos for útil, então podemos dizer que a Filosofia é o mais útil de todos os saberes de que os seres humanos são capazes.
Autor: Marilena Chaui







3 comentários:

Anônimo disse...

Filosofar é mais que pensar e mais que imaginar, é ter consciência de si e dos outros, e assim podermos perceber que somos únicos, unidos e unos.

Anônimo disse...

Devido ao tempo decorrente sem nenhuma novidade premente, cabe somente desafiar a mente - essa mesmo, que mente, desmente, temente e impropriamente latente - e simplesmente dormente...

Anônimo disse...

A Filosofia terá a tarefa de compreender "aquilo que é", mas não poderá dizer "como o mundo deve ser", porque ela vem sempre depois...chega sempre tarde. Quando a filosofia pinta com seus tons cinzentos já envelheceu uma figura da vida que suas penumbras não podem rejuvenescer, mas apenas conhecer; pois a ave de Minerva só levanta vôo ao anoitecer, isto é quando o curso da realidade já estiver concluído.